segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gaveteiro com decoupagem de retalhos.


Olá minhas queridas.
Trouxe mais um passo a passo para vocês. A Andrea arrasou!!!
Esse até minha mãe animou-se a fazer.
Eu também adorei!!! E espero que vocês também gostem.
Beijos grandes e até mais.



1. Materiais:- Gaveteiro em MDF
* Tinha acrílica fosca para artesanato (usei a cor Marfim, 1 pote é suficiente)
* Mini rolo para pintura
* Pratinho para colocar a tinha
* Cola para decupagem de tecidos (usei Multicolage Têxtil, da Acrilex)
* Pincel chato e com cerdas duras
* Retalho de feltro para forrar a base
* Pano para limpar respingos
* Retalhos de tecido de algodão estampado cortados no tamanho exato da frente das gavetas

(Aí na foto aparecem verniz e solvente, que acabei não usando)


2. Retire todas as gavetas. Passe um pano seco em toda a peça para retirar o pó. Geralmente estas peças ficam expostas por um bom tempo na loja. Se estiver empoeirada a tinta não vai pegar bem. Se a sua peça tiver imperfeições sugiro que dê uma lixadinha antes. Pulei esta etapa pois a minha estava lisinha.


3. Jogue a tinta num pratinho. Eu também pinguei um pouquinho de água (umas 6 gotas) para facilitar a pintura pois achei a textura da tinha um pouco grossa.


4. Com a juda do rolo, passe a primeira camada de tinta no corpo da peça. Faça movimentos horizontais no sentido da largura até cobrir toda a parte superior e as duas laterais.


5. Ainda com o rolo, passe uma demão de tinta nas laterais de cada gaveta. Nas gavetas uma única demão será suficiente, então capriche, faça bem fina e uniforme. Se você passar duas demãos a lateral pode ficar grossa e o encaixe nos nichos ficará difícil.


6. Agora com o pincel, dê toques leves e vá cobrindo toda a madeira aparente na frente do corpo do gaveteiro. Deixe secar por 1 hora e aplique a segunda demão em todo o corpo.


7. Chegou a hora da decupagem propriamente dita !Pegue uma gaveta. Com ajuda do pincel, espalhe a cola para tecido na frente da gaveta. Uma camada bem uniforme, nem muito fina nem grosa.


8. Cole o tecido cuidadosamente, alisando com os dedos para eliminar eventuais bolhas de ar e rugas. Repita em todas as gavetas.


9. Colados os retalhos nas respectivas gavetas, elas ficarão assim ! Deixe secar por uma hora.


10. Se necessário, apare com uma tesoura as sobras de tecido e/ou fiapos que sobrarem nas bordas das gavetas.


11. Com o auxílio do pincel, passe mais uma demão de cola, desta vez por cima do tecido, em cada uma das gavetas. Isso vai endurecer o tecido, impermeabilizando-o e evitando que desfie nas pontas.


12. Para um acabamento perfeito, cole um pedaço de feltro na base do gaveteiro, usando a mesma cola de decupagem. A cor não importa, pois não irá aparecer, use qualquer retalho que tiver.

Deixe secar tudo, desmontado, por 24 horas. Seu gaveteiro de retalhos está pronto!





DICAS

#
Aqui no Brasil os únicos gaveteiros deste modelo que encontrei são feitas com plaquinhas de MDF(aquela mais em conta, feita de pó de madeira, própria para objetos de artesanato).

# Quem mora fora, pode ir atrás um gaveteiro do IKEA- com um acabamento em compensado de melhor qualidade. Neste caso eu até dispensaria a pintura e deixaria a madeira aparente, faria apenas a decopagem de tecido nas gavetas. Aliás quando é que teremos uma IKEA aqui no Brasil para a felicidade dos DIY de plantão ? Existe até um blog sobre customização de produtos da IKEA, cheio de idéias e soluções para produtos básicos – vejam esta aplicação de adesivo em uma mesa branca.

# Como decidi pintar o meu gaveteiro precisei fazer pesquisa na net sobre as tintas certas e pedi dicas para os atendentes da loja de artesanato. Não tinha idéias sobre quais tintas usar. Ainda bem que tudo deu certo !

# Já ouvi dizer que você pode tentar substituir a cola de tecido por cola branca e impermeabilizar com uma camada de verniz. Como eu detesto cheiro de verniz achei a cola para decupagem uma alternativa completamente inodora.

# Se você não costura e portanto não possui retalhos de tecido, use papéis coloridos. A única diferença é que você substitui a cola de tecido por cola de decupagem ! Já imaginaram que demais ficaria com aqueles papéis lindos para origami ?

# Que tal chamar as amigas crafiteiras e fazerem gaveteiros em grupo ? Cada uma leva vários retalhos o você juntam tudo para fazer uma multi-combinação de estampas.


Fonte: Super Ziper
www.superziper.com

Um comentário:

  1. Olá vim retribuir a sua visita, estou muito gripada, amei os seus trabalhos, depois passo mais tempo para ver os passos a passos amei. Beijos
    Ah fique com Deus.

    ResponderExcluir

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...