segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Passo a Passo - Etiquetas personalizadas de tecido.

O texto também é da autora do passo a passo.

Fonte: De tudo um pouco.
Executado por: Luciana Murta

É muito simples de fazer usando o papel transfer e dá um toque super especial e personalizado nos trabalhos. Basta imprimir no papel transfer o texto ou imagem que deseja e passar para o tecido com ferro quente. Para facilitar, estou colocando um passo-a-passo de uma etiqueta bem simples e mais algumas ideias de como usar.



Material:
* Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato);
* Pedaço pequeno de tecido 100% algodão;
* Computador e impressora.

Como Fazer:
Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.



Escolha o tipo, cor e tamanho da fonte para o texto que deseja, cuidando para que ele ocupe o tamanho da caixa de texto que você criou. Lembre-se que a caixa de texto é uma referência do tamanho final da sua etiqueta, ajuste o tamanho do texto de acordo com isso.



Atenção na hora de imprimir!
É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.



Dica:
Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).



Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer.



Depois de impresso, recorte o texto.


Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.
Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão.
Minha mãe me deu a dica de usar papel manteiga (para cozinha) por cima, isso evita que o papel queime e fique amarelado, prejudicando o tecido.
Normalmente bastam alguns segundos. Se errar, não se preocupe, vá fazendo outras tentantivas, aos poucos a gente consegue ajustar.



Depois é só retirar o papel e o texto já está aplicado no tecido (cuidado para não queimar a mão na hora de puxar o papel, eu sempre queimo!). Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, para de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente




Corte  o tecido de forma a deixar aproximadamente 1cm de cada lado do texto. Embaixo e em cima do texto eu costumo deixar grande mesmo e cortar o excesso no final.


Dobre as laterais para trás vincando bem o tecido.




Dobre a parte de cima, virando para trás, para dar o formato de etiqueta.


Eu costumo colar por dentro com cola pano, isso evita que a parte da frente fique desalinhada com a de trás na hora de costurar.




Corte o excesso deixando uma folga para costurar.


E a etiqueta está pronta para ser utilizada.


Trabalho pronto!


Beijos grandes e espero que tenham gostado, pois é um passo a passo super, mega útil!

Um comentário:

  1. Que maravilha, amei esse passo a passo, vou tentar...
    Obrigada.
    Bjos

    Ale

    www.odivinopano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...